G20 pressiona a União Europeia a fazer mais para combater a crise

g20Neste fim-de-semana vai haver uma reunião do G20 no México, em que a dívida soberana e a dívida financeira vão dominar as discussões. Pela situação difícil em que se encontra, muito por causa da Grécia, a União Europeia será incitada a fazer mais e melhor.

Um dos objectivos desta reunião será aumentar os fundos do Fundo Monetário Internacional (FMI), noticia o Finantial Times.

“O FMI deve continuar a desempenhar um papel construtivo na Europa – mas os recursos do FMI não podem substituir uma forte e credível Europa”, disse Lael Brainard, oficial sénior do Tesouro norte-americano para os assuntos internacionais. “Eu tenho a certeza que quando a resposta da Europa se tornar clara o G20 vai ficar melhor preparado para aceder aos recursos do FMI”.

O chanceler do Reino Unido, George Osborne e Jun Azumi, ministro das Finanças japonês, sublinharam que: O FMI não pode servir como substituto para suportar a moeda europeia. A zona euro deve aumentar os seus recursos de modo a que os mercados estejam certos de que pode responder a qualquer eventualidade.”

A crise da Eurozona vai ainda dominar as discussões e, segundo José António Meade, ministro das Finanças do México: “se, na reunião do G20, nós não formos capazes de confrontar com clareza a crise que nos rodeia, então teremos falhado no contexto imediato e no contexto do G20 como um corpo importante”, referiu.

Artigos relacionados
Comentários