Fundos de pensões caem em Maio

greek-electionsA rendibilidade dos fundos de pensões portugueses caiu em Maio, tendência dos últimos meses, em função do desempenho negativo das acções.

“A rendibilidade mediana dos fundos de pensões foi negativa no mês de Maio devido à performance negativa das acções”, apontou Rui Guerra, da consultora Mercer, que realizou o estudo. A queda deste mês foi na ordem de 1,1%, que junta às descidas registadas recentemente. Desde o início do ano, a rendibilidade média dos fundos de pensões foi de 3,0%.

A consultora refere como causas para este desempenho novos receios quanto à resolução da crise da dívida soberana na Europa, intensificados na sequência dos resultados eleitorais na Grécia, com uma situação política ainda por estabilizar. Juntam-se a estes receios a pressão dos mercados sobre Espanha.

A yield das obrigações de dívida privada com qualidade de crédito AA e maturidade superior a 10 anos desceu de 3,7% em Abril para 3,1% em Maio, sendo este o índice de referência para as taxas de desconto dos fundos de pensões.

Artigos relacionados
Comentários