Fundo norte-americano investe 11 milhões em Portugal

A APWireless Infrastructure Partners LLC (APW) planeia investir 11 milhões de euros em Portugal ao longo dos próximos três anos. Dedicado à aquisição e gestão de contratos de arrendamento de torres e antenas para telemóveis, o fundo norte-americano entra em Portugal no papel de intermediário entre proprietários de imóveis e operadoras de telecomunicações.

O objectivo da APW, que em Portugal opera sob a designação APW Portugal, é ser líder na gestão de contratos de antenas para telemóveis, eliminando os riscos inerentes a este tipo de compromisso. O fundo garante que os proprietários e senhorios podem receber encaixe financeiro imediato.

O modelo de negócio envolve adquirir os direitos dos contratos de arrendamento que os proprietários de imóveis detêm com as operadoras de telecomunicações, oferecendo-lhes capital a pronto pagamento em troca do aluguer que iriam receber mensalmente.

«Temos assistido nos últimos anos a uma perda de valor elevada nos alugueres dos contratos, devido à inflação e à renegociação de contratos. Neste contexto, a APW Portugal representa uma alternativa rentável para os proprietários, não só porque mitiga os riscos inerentes a estes contratos, mas, sobretudo, porque lhes permite ter uma liquidez imediata e sem riscos, que pode ser direccionada para outros fins», afirma Eduardo Liuzzi, vice-presidente regional Ibéria da APW.

Artigos relacionados
Comentários