Fundação Vodafone apoia 7 milhões de raparigas

Os rapazes têm 1,5 vezes mais hipóteses de ter um telemóvel do que as raparigas. Têm também 1,3 vezes mais hipóteses de ter um smartphone, segundo um estudo elaborado pela Fundação Vodafone e pela Girl Effect, com base em dados de 25 países.

Perante este cenário, a fundação decidiu avançar com uma iniciativa que visa contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento de sete milhões de raparigas. O objectivo é permitir que jovens mulheres de oito países – África do Sul, Gana, Índia, Lesoto, Moçambique, Quénia, República Democrática do Congo e Tanzânia – tenham acesso a serviços e conteúdos através do telemóvel.

«As raparigas estão a ficar para trás. Em muitos países, o acesso a telemóveis é fundamental para a saúde, para a aprendizagem e para o desenvolvimento destas jovens. Temos que encarar o facto de que raparigas e rapazes não têm as mesmas hipóteses no que diz respeito ao acesso a um telemóvel e contribuir para que se comece a mudar este paradigma», comenta Andrew Dunnet, director da Fundação Vodafone.

Preconceitos sociais correspondem a um dos principais obstáculos para a disponibilização de telemóveis a raparigas.

Durante o próximo ano, todos os portugueses que se quiserem juntar à iniciativa da Fundação Vodafone poderão entregar telemóveis que já não usem em lojas Vodafone.

Artigos relacionados
Comentários