Exportações de mobiliário e colchoaria crescem 15%

As empresas portuguesas de mobiliário e colchoaria viram as exportações aumentar 15% no primeiro quadrimestre deste ano, face ao período homólogo de 2015. As exportações ascenderam aos 582 milhões de euros, segundo dados apurados pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) junto do Instituto Nacional de Estatística (INE).

França, Espanha e Alemanha foram os principais destinos dos produtos portugueses do sector. O mercado francês ficou em primeiro lugar, sendo responsável por 182 milhões de euros em vendas. Gualter Morgado, gestor de projecto da APIMA, indica que este valor representa um aumento de 24% e que determina uma quota de 31% do total de exportações.

Segue-se Espanha, que cresceu 26% em termos homólogos. O volume de vendas chegou aos 166 milhões de euros, o que corresponde a uma quota de mercado de 29%. Em terceiro lugar, está a Alemanha que, apesar de registar um recuo de 19%, consta ainda na lista dos principais mercados para as exportações de mobiliário e colchoaria de Portugal. O volume de vendas para a Alemanha alcançou os 36 milhões de euros – quota de 6%.

Artigos relacionados
Comentários