EUA: recuperação económica ainda é débil e vulnerável ao exterior

tim-geithnerO secretário do Tesouro norte-americano Timothy Geithner declarou ontem que a recuperação económica dos Estados Unidos (EUA) ainda é débil e vulnerável ao exterior, apesar de terem sido adoptadas as reformas adequadas.

Num discurso no Economic Club, em Nova Iorque, Geithner disse que “a confiança, gravemente danificada pela crise, é mais frágil e pode ser afectada de forma desproporcionada por novos choques”, acrescentando que “vão ser necessários anos para reparar os danos”.

Geithner garantiu que a administração dos EUA, presidida por Barack Obama, está a apostar na Educação, com foque no ensino superior, na inovação tecnológica, e em mais investimentos e reformas, incluindo a orçamental.

Mais pactos de comércio livre

Geithner afirmou que os EUA devem trabalhar mais para expandir as suas exportações e numa altura que se pretende assinar outros pactos com países asiáticos, Geithner destacou a importância de países com os quais os EUA já tem pacto, como o Panamá, a Colômbia e a Coreia do Sul.

“Queremos que uma grande parte do aumento da procura das economias dos mercados emergentes seja satisfeita por produtos que criamos ou que fabricamos nos Estados Unidos”, afirmou.

Artigos relacionados
Comentários