Estaremos apenas entre crises económicas?

O que é que António Costa e Donald Trump têm em comum? São os dois responsáveis, actualmente, pela governação de um país; são contemporâneos no papel de líder numa altura em que a economia parece passar por uma fase mais positiva.

Quem o diz é João César das Neves em “As 10 Questões do Interlúdio”, livro que ambiciona analisar o período entre crises que atravessamos neste momento – e que coincide com a ascensão tanto do primeiro-ministro português como do presidente norte-americano.

«Mesmo que a fase descendente da grande recessão de 2008 já tenha acabado, vivemos a recuperação enquanto esperamos a grande queda, a segunda, por não termos ‘curado’ a doença financeira que nos levou à derrocada original. Vivemos no interlúdio entre duas crises, a de 2008 e a que vem aí. Um novo colapso financeiro esteve iminente em 2016, mas os avisos e sinais de alerta conseguiram evitar e adiar a catástrofe. Vivemos hoje uma pausa, aparentemente pacífica, mas onde, debaixo da superfície envernizada, se esconde um vulcão de perigos», indica o autor.

João César das Neves aproveita ainda para indicar outras características que António Costa e Donald Trump têm em comum, começando pela «cegueira face aos desequilíbrios básicos das suas realidades, assim potenciando um desastre futuro».

Artigos relacionados
Comentários