Estado empresta 6650 milhões aos bancos

cgd1_paginaO Estado vai injectar até 6650 milhões de euros na banca, utilizando a verba destinada à banca no empréstimo da troika e a capitais próprios. O BCP deverá receber metade deste montante.

A Caixa Geral de Depósitos receberá 1650 milhões, enquanto ao BPI são emprestados até 1500 milhões. O anúncio foi feito hoje pelo Ministério das Finanças, o qual reiterou que estes bancos ficam assim “bem posicionados para continuar a assegurar o acesso ao crédito pelos sectores produtivos e de bens transaccionáveis da economia portuguesa”.

Os empréstimos ao BCP e ao BPI serão feitos com recurso aos 12 mil milhões de euros reservados à recapitalização da banca aquando do empréstimo da troika. Na Caixa Geral de Depósitos, a intenção é a de “injectar 1650 milhões de euros de capital Core Tier 1” até ao final deste mês, embora aqui não se recorra a verbas do empréstimo da troika.

Cada um destes bancos “irá ultrapassar os requisitos de capital exigidos pelo EBA [European Banking Authority] que entrarão em vigor no final de Junho”, colocando-os “entre os bancos mais bem capitalizados da Europa”, aponta ainda o ministério em comunicado.

Artigos relacionados
Comentários