Empresas de capital nacional representam 46% das exportações
Do total de exportações de Portugal para o resto do mundo, 46% dizem respeito a empresas de capital nacional. Estas organizações são também responsáveis por 45% do volume de negócios do País, ou seja 141 mil milhões de euros – o equivalente a 76% do PIB.
Os dados são de um estudo da Informa D&B, segundo o qual existem 20 mil grandes empresas e PME de capital nacional em Portugal. Além de assegurarem quase metade das exportações e volume de negócios, também assumem 39% dos postos de trabalho (965 mil empregados).
«Procurámos entender o desempenho e o contributo destas empresas e constatámos que têm desempenhado um papel crítico no desenvolvimento recente da nossa economia», afirma Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da Informa D&B.
Entre as 20 mil empresas de capital nacional, 3% são grandes empresas, 16% são médias e 81% são pequenas. Apesar de a sua contribuição para o País estar bem distribuída, as PME surgem em destaque nas três áreas analisadas: volume de negócios (60%), exportações (55%) e emprego (76%). Nas empresas de capital estrangeiro, não se verifica o mesmo cenário, uma vez que os valores mais elevados se concentram nas companhias de grande dimensão.