EDP e BMW assinam corredor eléctrico de 430 quilómetros
De São Paulo ao Rio de Janeiro são 430 quilómetros, percurso que, a partir de agora, assume o título de maior corredor de veículos eléctricos da América Latina. Isto porque apresenta seis estações de carregamento rápido que permitem viajar entre as duas cidades sem ficar sem bateria.
O projecto é assinado pela EDP e pela BMW que, juntas, pretendem contribuir para o início da transformação do modelo de transporte no Brasil. O projecto, que implicou um investimento de mais de 200 mil euros, é inaugurado na próxima segunda-feira, dia 23.
O percurso abrangido diz respeito à rodovia Presidente Dutra e envolve os postos de abastecimento da rede Ipiranga. Cada estação de carregamento para automóveis movidos a electricidade conta apenas com um máximo de 122 quilómetros entre si.
A EDP informa, em comunicado, que o tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22kWh é de 25 minutos para 80% de carga e que podem ser carregados dois carros de cada vez. Guararema (SP), São José dos Campos (SP), Guaratinguetá (SP), Queluz (SP) e Piraí (RJ) são as cidades com postos.
Nos primeiros seis meses, a utilização será gratuita. O início da cobrança está previsto apenas para o próximo ano.
Miguel Setas, presidente da EDP Brasil, considerado recentemente um dos melhores CEOs do país, acredita que ligar as duas maiores cidades brasileiras com um corredor eléctrico é um «marco significativo na adopção de uma tecnologia que marcará o futuro da mobilidade». Helder Boavida, presidente e CEO do BMW Group Brasil, acrescenta que «o futuro da mobilidade premium é electrificado, conectado, compartilhado e autónomo» e que o projecto leva para o Brasil «a realidade de tecnologia global em produtos e serviços para seguir na liderança do desenvolvimento de novas tecnologias».