Davos: Fórum Económico arranca hoje

davosCom o tema «A Grande Transformação: Formar novos modelos», o forúm arrancou hoje com Ângela Merkel a fazer as honras desta 42ºedição.

O capitalismo do século XX tem futuro? Ainda serve à sociedade do século XXI? As perguntas vão servir de mote ao primeiro debate do Fórum Económico Mundial (FEM).

Na reconhecida estância de Inverno suíça vão estar cerca de 2.600 participantes, incluindo 40 chefes de Estado e de Governo e representantes de diversas organizações internacionais, que serão protegidos por um forte dispositivo de segurança.

“O capitalismo, na sua actual forma, já não se encaixa no mundo que nos rodeia. Falhámos ao não termos aprendido as lições da crise financeira de 2009. A transformação global é urgente e tem de começar com o restabelecimento de um sentido global de responsabilidade social”, afirmou o fundador e presidente executivo do FEM, Klaus Schwab, citado num comunicado divulgado na página online da organização.

De acordo com o site da agência financeira, entre as presenças confirmadas no encontro, que decorrerá até domingo, estão o presidente do México Felipe Calderon, país que preside ao G20, o primeiro-ministro britânico David Cameron, o secretário do Tesouro norte-americano Timothy Geithner, bem como a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) Christine Lagarde, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) Mario Draghi e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Artigos relacionados
Comentários