Confiança dos portugueses bate recorde

A confiança dos portugueses alcançou os 82 pontos, no segundo trimestre deste ano, o valor mais alto alguma vez registado em Portugal. De acordo com a Nielsen, o índice de confiança subiu 17 pontos em relação ao período homólogo anterior, ficando apenas ligeiramente abaixo da média europeia de 85.

Portugal encontra-se, contudo, à frente de países como França (75), Rússia (70), Finlândia (70), Itália (58) e Grécia (52), onde os níveis de confiança são mais baixos. O relatório internacional “Estudo Global De Confiança dos Consumidores” da Nielsen indica ainda que a maioria dos portugueses (51% vs 26% no ano passado) já não considera que o seu País está em recessão económica.

Ana Paula Barbosa, Retailer Services director da Nielsen Portugal, lembra que a confiança dos consumidores portugueses tem vindo a aumentar desde 2014, estando cada vez mais perto da média europeia. «Estes resultados fazem-nos acreditar que as melhorias da situação nacional após o período de crise e este sentimento de recuperação tornaram os portugueses mais optimistas, provavelmente por estarem a conseguir recuperar de uma situação muito negativa no passado», acrescenta a responsável, acrescentando que o optimismo se reflecte no consumo.

Isto significa que os portugueses mostram-se mais dispostos a comprar, procurando «produtos de qualidade e que ofereçam uma experiência inovadora». Ana Paula Barbosa considera que. perante este cenário, «cresce a conveniência, cresce a saúde e a beleza, cresce o premium. Cresce, acima de tudo, a experiência».

Artigos relacionados
Comentários