Computadores crescem pela primeira vez em 6 anos

No segundo trimestre deste ano, registou-se um aumento de 1,6% no número de computadores entregues a retalhistas (shipments), alcançando os 62,1 milhões de unidades. Segundo a Gartner, trata-se da primeira subida neste indicador em seis anos – mais concretamente, desde o primeiro trimestre de 2010.

A Gartner indica, ainda, que todas as regiões apresentaram um salto em relação ao ano anterior, por mais pequeno que seja. Porém, a consultora não acredita que seja suficiente para declarar a indústria recuperada.

Mikako Kitagawa, analista na Gartner, explica que o crescimento das entregas de computadores teve por base o aumento da procura no mercado empresarial. No campo do consumidor, a história é outra: «Os consumidores estão a usar os seus smartphones cada vez mais para tarefas diárias, tal como consultar as redes sociais, o calendário, contas bancárias e fazer compras, reduzindo a necessidade de um PC.»

O mesmo profissional adianta que a procura no segmento empresarial também irá enfraquecer no prazo de dois anos, à medida que a necessidade de substituir equipamentos devido às actualizações do Windows deixe de existir.

Quanto à marca que mais entregas realizou no segundo trimestre, a Lenovo leva a taça, verificando-se uma quota de mercado de 21,9% e um crescimento de 10,5% em relação ao período homólogo de 2017. Seguem-se HP, Dell, Apple e Acer.

Artigos relacionados
Comentários