Como transformar desperdício em gelado

Sensibilizar a população para a quantidade de comida desperdiçada é o principal objectivo da Salt & Straw ao lançar uma linha de gelados desenvolvida a partir de alimentos que tinham o lixo como destino certo. A marca norte-americana apresenta todos os meses um menu temático e em Junho a reciclagem será rainha.

Um dos novos sabores combina especiarias com manteiga de maçã, sendo que as especiarias serão resgatadas de uma destilaria de Portland. Depois de feito o rum, a canela, baunilha e outros ingredientes vão ser reutilizados na confecção de gelado. Por seu turno, a manteiga de maçã terá origem em maçãs com algum tipo de defeito e que, por isso, seriam deitadas fora.

Kim Malek, fundadora da Salt & Straw, explica à Fast Company que ficou impressionada quando soube que 40% da comida nos EUA é desperdiçada. «Queremos mostrar que uma maçã pode ser meio feia, mas que isso não significa que não seja saborosa», afirma.

Tyler Malek, também responsável pela marca de gelados artesanais, conta que querem mostrar aos consumidores como estes alimentos podem ser utilizados e dar origem a novos produtos. Para ajudar neste processo, a composição do gelado será explicada a todos os clientes da Salt & Straw: «É uma questão de transformar uma narrativa e uma mensagem num gelado.»

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