Comissão Europeia cria guia de boas práticas no retalho

A Comissão Europeia publica, hoje, um conjunto de boas práticas no sentido de apoiar o trabalho dos Estados-Membros no desenvolvimento de um sector do retalho mais aberto, integrado e competitivo. Em comunicado, a comissão afirma que se trata de um dos maiores sectores da economia da comunidade e que quase uma em cada 10 pessoas trabalha nas mas de 3,6 milhões de companhias de retalho presentes na União Europeia.

Porém, tendo em mente que o sector está a mudar rapidamente devido a práticas como o comércio electrónico, a Comissão Europeia sentiu necessidade de criar um guia de boas práticas para orientar as empresas. «Isto permitirá aos retalhistas europeus fortalecer a sua presença global e ajudará as nossas muitas pequenas e médias empresas – muitas vezes negócios familiares – nos seus esforços para abraçar a mudança tecnológica. Tudo isto ajudará a criar emprego e impulsionar o crescimento económico», sublinha Jyrki Katainen, vice-presidente de Jobs, Growth, Investment & Competitiveness da Comissão Europeia.

Exemplos de boas práticas:

– Novas abordagens para promover a vitalidade dos centros das cidades. De acordo com a Comissão Europeia, as autoridades públicas devem considerar um conjunto alargado de acções e medidas no sentido de atrair os consumidores para os centros das cidades, assegurando a sua vitalidade;

– Simplificação dos processos. Gastar menos tempo e recursos nos processos inerentes ao retalho é um dos objectivos estabelecidos pela comissão. As autoridades devem facilitar a acesso dos retalhistas físicos (lojas) ao mercado através de procedimentos mais simples e menos licenças;

– Flexibilização dos horários. De acordo com a comissão, a Finlândia aprovou a liberalização dos horários das lojas, permitindo que cada negócio decida a que horas quer abrir e fechar. Desta forma, é possível acompanhar melhor as mudanças no comportamento do consumidor, que já não fica satisfeito com o horário tradicional.

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