Combater o stress: Resultados, resiliência e foco

ana-relvasv2Embora muitos profissionais saibam como gerar melhores resultados nem todos agem de acordo com esse conhecimento, muitas vezes devido ao stress físico e emocional diário. O nosso corpo não foi desenhado para lidar com situações continuadas de stress: como começar o dia a pensar no que tem que fazer, o trânsito, atrasos ou obstáculos, trabalhar num modo de tudo para ontem, a pressão e as crises constantes.

Nestas situações, o corpo activa o mesmo processo que os nossos antepassados activavam quando eram surpreendidos por uma fera a precisar de almoço e cuja resposta – lutar ou fugir – tinha que ser dada instantaneamente. Hoje, parece que há dezenas de feras a ameaçarem-nos… diariamente.

O corpo tende a reagir igualmente a desafios organizacionais e psicológicos, reais ou imaginados, como se a vida dependesse disso. Como ocorrem muitas vezes no dia-a-dia, não temos tempo para recuperar de cada um.

O sistema imunitário fica menos activo, aumenta a probabilidade de doenças e tornamo-nos menos flexíveis e criativos. Reduz-se a capacidade de aprendizagem. Não temos noção de como estas situações limitam as capacidades cognitivas e físicas. Para completar, o mito de que os bons profissionais devem ser capazes de aguentar esta pressão constante torna-os ainda menos efectivos.

A gestão do stress passa por fazermos alguma coisa para mudar a situação em que nos encontramos ou o modo como nos sentimos em relação à situação. Nos próximos artigos vou partilhar estratégias simples para se fortalecer, aumentar a sua resiliência e ter energia para atingir os resultados pretendidos.

Ana Relvas, Ph.D, consultora e coach na Objetivo Lua, aconselha estratégias para aumentar a produtividade, saber rentabilizar o tempo e como enfrentar desafios relaccionados com liderança, comunicação, performance, satisfação e melhoria de resultados. Escreve sobre estes e outros temas no blog Objetivo Lua.

Este é o primeiro de uma série de artigos sobre estratégias para combater o ciclo de stress na gestão, que poderá acompanhar no site da Executive Digest.

Artigos relacionados
Comentários