Clubinov reúne 40 organizações e assinala 10 anos da ESA em Portugal

clubinovEmpresas nacionais estreitam relações com agência espacial europeia

Para assinalar os 10 anos da Agência Espacial Europeia (ESA) em Portugal, o CLUBINOV (Clube Empresarial de Inovação) em parceria com a INOVAMAIS organizou com o apoio da ESA o “Encontro de Transferência de Tecnologia”, nas instalações da Associação Empresarial de Portugal (AEP), no passado dia 12 de Novembro. O evento contou com a presença de 40 organizações que deram a conhecer os recentes sucessos e oportunidades nacionais na área da transferência de know-how e tecnologia desenvolvida em contexto espacial para aplicações terrestres.

Numa altura em que a tecnologia e inovação bem como a internacionalização se apresentam como pilares dinamizadores da economia nacional, o CLUBINOV quis contribuir para aproximar as empresas portuguesas, que colaboram de forma assídua com a ESA, e o tecido industrial nacional em torno das potencialidades inerentes à transferência tecnológica. Empresas e Instituições conheceram de perto os benefícios de colaborar com a ESA, nomeadamente, a possibilidade de utilização de tecnologias espaciais na indústria terrestre, através do programa de Transferência de Tecnologia da ESA, ou até mesmo por via do 7º Programa Quadro (que entre 2007 e 2010 atribuiu a cerca de 22 empresas dos sectores das Tecnologias de Informação, Aeronáutica e Geo-Observação, financiamento no âmbito deste tema) e finalmente, com a importância das normas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação no contexto empresarial actual.

Gabrio Boerci, responsável pelo Programa de Transferência de Tecnologia da European Space Agency, realçou que “as empresas portuguesas estão num bom caminho no que respeita a transferência de tecnologia, devendo continuar a criar e a inovar. A ESA tem concentrado os seus esforços nestes novos parceiros comerciais, e está actualmente a disponibilizar um concurso para “Estudos de Viabilidade Tecnológica”, no qual uma empresa poderá candidatar-se para usufruir de 40 mil euros de serviços de consultoria técnica para transferir e validar a aplicação de uma tecnologia já existente. Porém, há empresas portuguesas que ainda não aderiram significativamente a esta oportunidade por desconhecimento do Programa e da Bolsa de Tecnologias da ESA”.

Realçando a importância deste encontro, que “veio dinamizar as redes de conhecimento inter-empresarial e promover a inovação e a tecnologia como agente de desenvolvimento para as empresas”, Eurico Neves, Ceo da INOVAMAIS e Membro Fundador do CLUBINOV adiantou que “já são cerca de 40 empresas a trabalhar com a ESA em Portugal e a desenvolver projectos de carácter espacial, quer ao nível da componente de investigação e ensino superior, quer ao nível do tecido empresarial. Com as próximas chamadas europeias do 7º Programa Quadro –  do tema Espaço – as empresas terão ainda a possibilidade de reforçar a aposta nesta área de negócio, que tem contribuído com um volume de negócios significativo para a economia nacional, traduzido num encaixe directo de 5,8M€, por via de projectos europeus financiados entre 2007 e 2009”.
Sobre CLUBINOV

O CLUBINOV, fundado pela Inovamais, representa uma iniciativa de cariz informal e inédito em Portugal, que consiste numa troca de sinergias entre empresas inovadoras, com a finalidade de criar um espaço de cooperação, debate, difusão e aprendizagem em temáticas directamente ligadas à Inovação. O CLUBINOV tem ainda como objectivo facilitar o acesso a ferramentas de estímulo à Inovação e fomentar a colaboração entre todos os membros. Essas sinergias acontecem por intermédio da criação de, por exemplo, uma central de compras de serviços de inovação, através da partilha de espaços em feiras ou mercados internacionais (bem como vendas directas entre membros) ou, até mesmo, pela partilha de experiências entre pares, promovendo aprendizagem através da disseminação de conhecimento adquirido. O CLUBINOV integra empresas como a Microsoft; Amorim Cork Composites; Alstom; Inovamais; Polisport; Devscope; First Solutions; Rubicer; Universidade de Aveiro; Instituto Politécnico de Tomar; Instituto Politécnico do Porto; Strong Step; Conexus; Emílio Azevedo de Campos, entre outras.

Sobre a INOVAMAIS

Fundada em 1997, a INOVAMAIS é líder em Portugal na promoção e gestão de projectos internacionais de inovação, prestando serviços de consultoria em inovação, de outsourcing de inovação e de organização estratégica empresarial, contribuindo desta forma para o progresso tecnológico, crescimento económico e desenvolvimento sustentável dos seus clientes e parceiros. É a empresa portuguesa que representa a Agência Espacial Europeia no âmbito da transferência de tecnologia, e está ligada à maior rede privada europeia de serviços de inovação (Grupo Innova), com associadas na Bélgica, Itália, Luxemburgo, República Checa, Polónia e EUA. Actualmente, esta rede emprega no seu total mais de cento e cinquenta colaboradores.

Artigos relacionados
Comentários