China tem o melhor supercomputador do mundo

A China ultrapassou os Estados Unidos da América no que respeita a supercomputadores. O mais recente equipamento a receber o título de computador mais rápido do mundo dá pelo nome de Sunway TaihuLight e foi construído integralmente com processadores chineses. A sua produção é da responsabilidade do National Research Center of Parallel Computing and Engineering, um grupo fundado pelo Estado, de acordo com o Financial Times.

Durante os últimos três anos, o ranking global tem sido liderado por computadores que devem a sua inteligência a chips e processadores norte-americanos, ainda que acabassem por ser construídos em território chinês. Este ano, contudo, os dispositivos chineses valem não só o primeiro lugar como um aumento no número de presenças no ranking: o Top-500 conta com mais supercomputadores chineses do que norte-americanos.

Destronar o Tianhe-2, que ocupava até aqui o primeiro lugar, tornou-se mais fácil quando os Estados Unidos da América proibiram a Intel de enviar os seus chips para a construção do computador. A tecnológica era essencialmente responsável pela liderança do Tianhe-2, sendo também fornecedora de chips para mais de 90% dos computadores presentes no ranking.

Os supercomputadores são utilizados maioritariamente por institutos de investigação e entidades governamentais.

Artigos relacionados
Comentários