Bruxelas age sobre manipulação da Libor e Euribor

barclays-class-ationA União Europeia deverá agir sobre o escândalo da manipulação das taxas de juro Libor e Euribor pelo banco inglês Barclays. Bruxelas apresentará uma proposta para tornar ilegal a manipulação dos índices de mercado na União Europeia.

A fraude na determinação das taxas de juro é uma “traição” com “consequências sistémicas” potenciais, considerou o comissário europeu para os serviços financeiros, Michel Barnier.

A UE deverá agir no sentido de aplicar reformas ao mercado europeu para que as sanções criminais aplicadas incluam a adulteração da Libor e da Euribor, noticia o jornal Financial Times.

A Alemanha apoia esta intenção, segundo opinião do membro do conselho de administração do Bundesbank, Andreas Dombret. O banco central alemão considerou que é “demasiado fácil” manipular o sistema financeiro actual.

Citado pelo Financial Times, Michel Barnier garante levar o caso a discussão da EU. “Acredito que precisamos de garantir mais transparência neste processo”, declarou o comissário.

Artigos relacionados
Comentários