B Lab chega a Portugal para desafiar empresas

Numa altura em que as startups ganham expressão no País, surge o B Lab Portugal & África Lusófona, uma plataforma que pretende desafiar as empresas portuguesas a serem melhores e a adoptarem um novo modelo. Chega pela mão do Laboratório de Negócios Sociais (LNS) do IES – Social Business School, depois do conceito ter sido criado nos Estados Unidos da América.

A ideia é transformar os negócios nacionais em empresas B. Mas o que são empresas B? São entidades que procuram ser não só as melhores do mundo mas também as melhores para o mundo, estando preocupadas com uma visão geral dos possíveis impactos. Por isso, “uma empresa B é, assim, aquela que redefine o conceito de sucesso no seu negócio e que se compromete a criar soluções que contribuam para a resolução de problemas na sociedade”, como é explicado em comunicado.

Para que todos estejam envolvidos, as empresas B alteram a sua documentação legal, «de forma a assumir o compromisso de trazer retorno para os seus colaboradores, comunidade e ambiente, simultaneamente ao retorno criado para os seus accionistas». A certificação é actualizada a cada dois anos, sendo que o objectivo é melhorar continuamente o impacto social e ambiental da empresa.

Neste momento, o B Lab, ponto de partida para a construção de empresas B, já está presente no Canadá, América Latina, Reino Unido e na Austrália & Nova Zelândia. O resultado é a adopção deste modelo por 1395 empresas, entre elas grandes multinacionais como a Ben&Jerry’s e a Natura.

Em Portugal, já existem cinco empresas B: a BioRumo, a ColorAdd, a Logframe, Sector 3 e a Abreu Advogados, sendo que o mesmo laboratório trabalhará também com Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

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