As contas da consultora Cushman & Wakefield

cA consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W) anunciou os resultados referentes à sua actividade a nível nacional no ano de 2009.

Segundo Eric van Leuven, Managing Partner da consultora em Portugal, “em termos gerais, o ano de 2009 foi o ano mais difícil para o mundo imobiliário dos tempos modernos, em que se verificou uma grande retracção por parte dos utilizadores do imobiliário, nomeadamente na ocupação de escritórios (o volume de espaços transaccionados em 2009 foi cerca de metade do de 2008) e de lojas, tendo o mercado industrial curiosamente conhecido algum aumento de actividade. Em relação ao mercado de investimento, o ano de 2009 foi um ano com um “despertar tardio”. No primeiro semestre o nível de transacções foi muito diminuto, e só no Verão se começou a sentir um aumento do número de investidores com liquidez e vontade de investir. Isto é aplicável tanto aos fundos de investimento imobiliário portugueses como estrangeiros”.

A equipa de investimento esteve envolvida em transacções com um valor conjunto superior a 600 milhões de euros, mas apenas se concluíram cerca de 65 milhões em 2009. “Esperamos que no primeiro semestre de 2010 se assista ao fecho de várias transacções iniciadas em 2009, mas que pelas mais diversas razões, transitaram para este ano” acrescenta o Managing Partner.

Eric van Leuven comenta , “A rentabilidade da operação da Cushman & Wakefield foi positiva e semelhante à do ano passado. A origem da receita é que se alterou, na medida em que os departamentos de prestação de serviços (avaliação, gestão de imóveis, gestão de projectos e research & consultoria – menos vulneráveis à crise do que os departamentos de transacções), são já responsáveis por mais de metade da nossa facturação. Sobretudo em avaliações e gestão de imóveis a Cushman & Wakefield ganhou claramente quota de mercado. Por outro lado, como já referido, o nosso departamento de escritórios teve um dos seus melhores anos de sempre (muito graças à colocação na íntegra da Torre Oriente e algumas outras operações de relevo), e a equipa industrial obteve também resultados muito positivos”.

Artigos relacionados
Comentários