Altice vende antenas por 2,5 mil milhões de euros

A Altice France e a Altice Portugal chegaram a acordo no sentido de vender as participações nos seus negócios de torres de telecomunicações em ambos os países à Altice Europe. Com esta transacção, a Altice Europe consegue encaixar 2,5 mil milhões de euros, segundo é avançado em comunicado. No mesmo documento, avança que será criada “uma das maiores empresas de torres de telecomunicações (TowerCo) da Europa, que inclui a TowerCo #1 em França”.

A Altice Europe garante, ainda, que a venda irá beneficiar tanto a subsidiária francesa como a portuguesa, nomeadamente na prossecução dos seus projectos industriais de longo-prazo. As novas empresas a serem criadas (TowerCo’s) actuarão na área das infra-estruturas e equipamentos passivos e, de acordo com a Altice, “estarão  numa posição privilegiada para oferecer serviços de elevada qualidade de infra-estrutura passiva partilhada, fundamentais no apoio à expansão, em França e em Portugal, de redes e serviços wireless, utilizando tecnologia 4G/5G, em benefício dos consumidores e empresas”. No âmbito das transacções em cima da mesa, as duas subsidiárias irão estabelecer contratos-quadro com a duração de 20 anos.

No que diz respeito a Portugal, em concreto, a Altice chegou a acordo com um consórcio para a venda de 75% da empresa a ser criada em breve, cujo nome será Torres de Portugal. Deste consórcio fazem parte a Morgan  Stanley Infrastructure Partners e a Horizon Equity Partners; os restantes 25% serão da Altice Portugal.

A Torres de Portugal abrangerá 2.961 sites actualmente operados pela Altice e deverá alcançar uma avaliação de 660 milhões de euros – fruto da transacção. Está prevista também a construção de 400 novos sites.

«Estou entusiasmado com a criação de novas parcerias em torres de telecomunicações em França e em Portugal. Na KKR, Morgan Stanley Infraestructure Partners e na Horizon Equity Partners, encontramos parceiros de longo-prazo, de reconhecido know-how, que partilham a nossa visão de investir em infra-estruturas de última geração e em oportunidades de crescimento. Vamos criar um negócio de torres líder na Europa, incluindo o número 1 em França. Ambas as empresas estarão posicionadas de forma única para crescer, já que fornecem serviços de infraestrutura cada vez mais importantes para os operadores de ambos os mercados. Simultaneamente, estas transacções sublinham o nosso compromisso de desalavancagem e em gerir proactivamente o nosso balanço, realçando o valor significativo do negócio da Altice Europa», comenta Patrick Drahi, fundador da Altice.

Artigos relacionados
Comentários