Alberto João Jardim cede e assina proposta ainda esta semana

Alberto João JardimDepois de ter ameaçado não aceitar o investimento de 150 milhões de euros, por considerar o valor insuficiente e ainda colocar em cima da mesa a possibilidade de uma crise política,  Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira, acabou por ceder ao acordo com o Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

O acordo deverá ser assinado na próxima quinta-feira, dia 19 de Janeiro. As dificuldades que a Madeira enfrenta, obrigaram Alberto João Jardim a ceder. Contudo, o tecto do investimento de 150 milhões de euros pode subir devido aos custos provocados pelo temporal de 2010.

Além deste acordo, ainda há outros aspectos por solucionar como a questão do IVA, que o Governo quer que suba para 22% na região, mas Jardim quer que a subida do mesmo seja gradual ao longo de quatro anos. Outra questão será o pagamento aos fornecedores e farmácias. Em relação a estas,  o Governo Regional da Madeira liquidou ontem parte da dívida com o pagamento de quatro milhões de euros.

Segundo o jornal i, fonte próxima de Alberto João Jardim disse que “garantir os salários foi o factor que o vai obrigar a assinar, mesmo sem ser o plano ideal para a região”.

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho mantém-se tranquilo face às indecisões de Alberto João Jardim. “É o Governo Regional da Madeira que tem pressa” em assinar o programa, porque “é a Madeira que não tem financiamento para a sua actividade normal e corrente”, sublinhou.

Artigos relacionados
Comentários