Aceleradora de startups quer construir cidades

A Y Combinator é uma aceleradora de startups que já ajudou a erguer nomes tão conhecidos como Airbnb e Dropbox. Agora, a sua proposta passa por construir não uma aplicação ou plataforma online, mas cidades completas.

Adora Cheung, partner da Y Combinator, e Sam Altman, presidente da aceleradora, anunciaram hoje que estão à procura de projectos que os ajudem a construir cidades. O anúncio, reportado pela Bloomberg, explica que a iniciativa está entregue à Y Research, a unidade sem fins lucrativos da Y Combinator.

Mas qual o ponto de partida? Construir uma cidade não é apenas pegar em sacos de cimento e colocar mãos à obra. A aceleradora quer receber propostas de investigação relacionadas com novos métodos de construção, fontes de energia, automóveis autónomos e até direitos de propriedade – tudo aquilo que faz uma cidade.

Entre os objectivos consta a vontade de reduzir em 90% as despesas com o lar e o desenvolvimento de um livro de leis que não ocupe mais do que 100 páginas. O plano é, eventualmente, avançar com a construção de uma cidade protótipo.

Artigos relacionados
Comentários