Abrir a empresa ao exterior para inovar

inovacaoabertaO que têm em comum empresas como a Apple, a Virgin, a Google, a EDP e a Portugal Telecom?

Estas são apenas alguns dos nomes que estão a aplicar uma nova metodologia para a inovação dentro das organizações, que estará em destaque no curso oferecido pelo Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais (IDEFE), em Junho e Julho.

A formação em Inovação Aberta, que tem agora a primeira edição, destina-se a executivos e decorre entre o dia 22 deste mês e 6 de Julho. O curso pretende mostrar como é possível ganhar vantagens competitivas sobre os concorrentes ao implementar na empresa práticas de inovação aberta.

O conceito é novo e desafiante, ao propor que a empresa desenvolva os seus projectos em estrita colaboração com o cliente final e outras entidades externas.

A proposta do IDEFE procura divulgar aquela que é apontada como uma tendência recente da gestão e factor crucial para a competitividade das empresas. Assim, irá abordar as melhores práticas de inovação aberta; a introdução de processos de co-criação e inovação criativa na gestão tradicional; e ainda a utilização de métodos como o crowdsourcing.

Artigos relacionados
Comentários