A queda e a ascensão do pokemon

pokemonO boneco amarelo foi rei, mas saiu das preferências dos mais novos. Veja como a estrela voltou a erguer-se no mundo do entretenimento.

Os produtos relacionados com as figuras animadas Pokémon, através da produção e acordos de licenciamento com empresas japonesas e estrangeiras, dominaram o consumo infantil entre 1996 e 2001, tornando-se um case-study pela sua intensidade e alcance mundial. No entanto, no final de 2000, a febre do Pokémon abrandou no Japão e nos Estados Unidos, apesar dos produtos continuarem a ter sucesso noutros países. No final de 2001, o controlo das prateleiras e consumidores pelo Pokémon começou também a diminuir globalmente.

Nos EUA, a Warner lançou a segunda longa metragem, Pokémon – O Poder Único, em Novembro de 2000, que arrecadou 43,7 milhões de dólares. As receitas foram apenas metade das vendas do primeiro filme, mas foi um sucesso. Pokémon 3 – O Feitiço do Unow foi lançado em 2001, trazendo apenas 17,1 milhões de dólares, enquanto Pokémon 4Ever (2002) mal chegou aos 1,7 milhões de dólares. Pokémon Heroes, quinto da série (2003), foi o último filme lançado, com 0,75 milhões nas bilheteiras americanas.

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