97% das empresas portuguesas prevê recrutar ainda este ano

O mais recente estudo do Kaizen Institute aponta para uma vontade generalizada no sentido de aumentar ou renovar as equipas nas empresas portuguesas: 97% pretende avançar com processos de recrutamento ainda este ano.

Depois de inquirir cerca de 80 responsáveis de Recursos Humanos de organizações nacionais, o Kaizen Institute descobriu também que 73% das empresas dá prioridade a profissionais com experiência de até cinco anos. Só depois surgem os recém-licenciados os profissionais já há mais de cinco anos no mercado de trabalho.

No que diz respeito aos Millennials e à Geração Z, a previsão é de que 39% da população activa em Portugal faça parte destes grupos muito em breve. Neste sentido, as empresas estão a implementar medidas tendo em vista acolher melhor estes profissionais: 65% dos inquiridos destaca o aumento do equilíbrio entre vida pessoal e profissional; 53% a necessidade de oferecer horários de trabalho mais flexíveis; e 45% a importância de modelos de trabalho também mais flexíveis.

O mesmo estudo revela que, para 60% dos inquiridos, o salário já não é considerado o principal atractivo; o desafio, autonomia, responsabilidade do cargo e fringe benefits surgem em maior destaque.

Artigos relacionados
Comentários