87% do calçado é produzido na Ásia

Dos 23 mil milhões de pares de calçado produzidos no último ano, 87% teve origem no continente asiático. O total da produção a nível mundial apresenta ainda uma ligeira quebra face a 2014, tendo descido 0,4%, de acordo com os dados apresentados pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) no “World Footwear Yearbook”.

O barómetro da indústria do calçado foi apresentado esta manhã durante a GSD, feira de calçado realizada na Alemanha. Entre os resultados disponibilizados, a APICCAPPS destaca ainda o facto de, dentro do continente asiático, a China ter vindo a perder poder, registando uma quebra de 5% na produção. O peso da China baixou, assim, para 59,1%. Já a Europa foi apenas responsável por 4% da produção mundial.

No que respeita a exportações em quantidade, a Ásia mantém a liderança com uma quota de 85%. Em valor, o peso deste continente fica-se pelos 64%. O mesmo estudo da APICCAPS indica, aliás, que oito dos principais players em termos de valor são europeus. No segmento específico de couro, Itália, Espanha e Portugal conseguem ultrapassar a China e ser responsáveis por 23% das exportações totais.

Portugal surge ainda em grande plano na lista dos produtores com preço médio de exportação mais elevado. O mercado português apresenta o segundo maior preço médio, sendo apenas superado por Itália.

Artigos relacionados
Comentários