3M inaugura centro de inovação na Península Ibérica

3m_pre_inauguracion_001Um laboratório de ideias aberto aos clientes – será assim o novo Centro de Inovação da 3M, em Madrid, para o mercado ibérico. Inaugurado hoje, o espaço teve um investimento de seis milhões de euros e pretende ser berço de produtos diferenciadores e de referências tão icónicas quanto as notas adesivas Post-it ou os esfregões Scotch-Brite.

Com 3000 metros quadrados, o Centro de Inovação vem reforçar o compromisso da 3M em Portugal e Espanha, onde a empresa americana centenária está presente há mais de 50 anos. É expressão do optimismo da companhia sobre o mercado ibérico, afirmou Estrella Cabrero Gomez, directora do centro, na apresentação à imprensa. O objectivo é a promoção uma inovação colaborativa, que Jorge López, conselheiro delegado e diretor geral da 3M para Espanha e Portugal, define como um processo de audição dos clientes para se perceber as necessidades do mercado.

O edifício reflecte este propósito: de janelas amplas, design funcional e salas envidraçadas, os visitantes são convidados a entrar nos 12 laboratórios e centros de testes, espaços de formação e workshops e até nas duas salas que simulam espaços de cirurgia e de medicina dentária. A tecnologia é um dos pontos fortes do Centro de Inovação, princípio patente na zona “Back to the Future”, onde as últimas invenções da empresa são apresentadas juntamente com a sua história: desde a fundação no Estado americano do Minnesota, em 1902, até conquistas como a produção de uma borracha para as primeiras botas que pisaram a superfície da Lua, em 1969; a criação do Post-it, em 1980; ou a participação num microprojector da marca Samsung enviado aos 33 mineiros chilenos que estiveram soterrados 69 dias, em 2010. Já a mesa de “video mapping” e a cidade virtual demonstram, de forma interactiva, as utilizações das mais de 60 mil referências 3M e como os consumidores estão em contacto com um produto 3M a cada 20 segundos.

O avanço tecnológico e a sustentabilidade são dois dos pilares do projecto e, para a empresa, motores de mudança que vão contribuir para a recuperação económica e melhoria da competitividade e eficiência do mercado ibérico. Criado pelo arquitecto espanhol Julio Touza, e utilizando 40 tecnologias 3M na sua construção, o edifício foi projectado com uma forte preocupação ambiental. As janelas foram elaboradas com as lâminas de protecção solar da linha Prestige, da 3M, que possibilitam a redução do aquecimento térmico devido ao efeito da radiação em 66%; foram usados vedantes de baixa emissão de voláteis. O centro aspira a obter o certificado LEED Oro do US Green Building Council (USGBC), que comprova um comportamento sustentável a longo prazo.
Juntando-se aos mais de 120 centros e mil cientistas que a 3M detém em todo o mundo, o centro é inaugurado com três compromissos: atender às necessidades concretas dos clientes e consumidores e, através da criatividade, criar projectos inteligentes; contribuir para a melhoria dos processos dos sectores público e privado através de aplicações eficazes; e ainda facilitar soluções para adaptar as habitações às exigências da sociedade actual.

«Além de dar forma a novas ideias e gerir o conhecimento de um modo inteligente e eficaz, este espaço apresenta‐se como um local onde a magia da 3M passa as barreiras da teoria e materializa‐se em soluções tangíveis através do trabalho em equipa, iniciativa pessoal e inovação», assegura Jorge López.

Artigos relacionados
Comentários