25 Líderes da EU assinaram novo acordo orçamental

herman-van-rompuyVinte e cinco líderes da União Europeia assinaram o acordo orçamental que foi conseguido em tempo recorde (menos de três meses).

“Aos olhos do mundo o que está em causa é a credibilidade da Zona Euro e da Europa em geral”, disse o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. De encontro à opinião de Durão Barroso, o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy veio dizer que esta assinatura vai trazer “aos Estados-Membros mais responsabilidade”.

Durão Barroso defendeu ainda a aposta no crescimento económico sustentável para a União Europeia: “O crescimento tem de ser sustentável. Não pode ser qualquer tipo de crescimento. Já vimos no passado o que deu um crescimento que não era sustentável, era artificial, apoiado ou em comportamentos irresponsáveis do sector financeiro ou no endividamento excessivo de alguns governos”, declarou.

Quer o Reino Unido quer a República Checa não assinaram este Pacto. Uma das medidas do mesmo é proibir défices orçamentais acima de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Artigos relacionados
Comentários