10 incríveis máquinas de talento

Por David Lidsky, colaborador da Fast Company

1 – Procter & Gamble, 1931

Neil McElroy, na altura um executivo júnior, recomendou aos seus chefes que cada uma das marcas da Procter &  Gamble fosse gerida como se se tratasse de um negócio independente: No fundo, uma abordagem descentralizada que viria a inspirar a gestão de marcas moderna.

IMPACTO: Gerir marcas como a Skip ou o Tide tornou-se uma excelente formação para CEOs, incluindo Steve Case, Meg Whitman e Steve Ballmer;

2 – William Morris Agency, 1937

A agência de talentos exigia que os seus colaboradores, quando entravam, começassem por perceber como funcionava a sala do correio, mostrando-lhes assim o interior do negócio do entretenimento.

IMPACTO: O programa foi vastamente adoptado, dando origem a diferentes gerações de magnatas, como foi o caso, entre outros, de Ari Emanuel, que mais tarde fundiu a sua agência, a Endeavor, com a William Morris;

3 – Boyle Dane Bernbach, 1949

Bill Bernbach, director da agência de publicidade, teve a ideia, na altura inovadora, de juntar redactores a directores de arte; a abordagem em equipa levou a um trabalho admirado e procurado, principalmente para a Volkswagen.

IMPACTO: Jovens criativos correram para a DDB e agências rivais tentaram imitar o seu estilo sardónico, vindo a inspirar o apogeu do mundo da publicidade da série “Mad Men”;

4 – The Second City, 1959

O teatro da comédia de improviso levou a que os artistas estivessem presentes e actuassem com inteligência, aprimorando as capacidades de futuras estrelas como Joan Rivers, Tina Fey e Keegan-Michael Key.

IMPACTO: O Second City acabou por inspirar vários teatros eescolas, incluindo mesmo o Upright Citizens Brigade, aquele que é o actual “lar” de talento cómico;

5 – Chez Panisse, 1971

Alice Waters abriu um restaurante que tinha como objectivo explorar uma cozinha local, orgânica e sazonal. Acabou por atrair chefs interessados neste estilo simples e revolucionário.

IMPACTO: Ao concentrar-se nos ingredientes, os chefs do Panisse criaram a cozinha New American, e antigos profissionais como Deborah Madison e Dan Barber conseguiram levar os vegetais até à alta gastronomia;

6 – MIT Media Lab, 1985

Jerome Wiesner, antigo presidente do MIT, e Nicholas Negroponte, professor de arquitectura, quiseram reinventar os estudos universitários, centrando-os em projectos.

IMPACTO: Mais de 150 empresas foram funda- das por antigos alunos e pessoal do MIT Media Lab, incluindo Jonah Peretti, do BuzzFeed, e start- ups mais tarde adquiridas por Dropbox, Spotify e Twitter;

7 – Disney Channel. 1989

À medida que o canal se expandia para programas originais, procurou artistas jovens que soubessem não só actuar, como cantar e dançar e que conseguissem atingir “momentos” específicos – cómicos e dramáticos – de forma a atraírem espectadores de todo o mundo.

IMPACTO: A Disney criou várias gerações de jovens estrelas, incluindo Britney Spears, Ryan Gosling, Miley Cyrus e Zendaya;

8 – General Magic, 1970

Antes de a maioria das pessoas ter sequer email, a verdade é que esta startup apoiada pela Apple imaginou smartphones e algumas aplicações. A sua audácia tornou-a num íman de atracção de jovens engenheiros.

IMPACTO: Os colaboradores da General Magic desenvolveram o actual ecossistema interligado entre aparelho e aplicação na Apple, Google, Instagram, Nest e Pinterest;

9 – Google. 1998

Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores da Google, diminuíram, por um lado, o poder dos gestores para incentivarem, por outro, a criatividade dos engenheiros da empresa.

IMPACTO: Esta abordagem de trabalho em equipa deu origem a diferentes vagas de líderes talentosos, como foi o caso de Sheryl Sandberg, COO da Facebook. Vários “Xooglers” fundaram as suas próprias startups.

10 – Daisie, 2018

Em Janeiro, Maisie Williams, estrela da série “Game of Thrones”, anunciou o Daisie. Nem mais que uma aplicação para descobrir novos talentos na arte, moda, cinema e música – juntando-os uns aos outros e a 100 mentores.

IMPACTO: Em pouco tempo, o Daisie conseguiu atrair mais de 20 mil seguidores do Instagram. No passado dia 1 de Agosto, Maisie Williams anunciava o seu lançamento.

Este artigo foi publicado na edição de Outubro de 2018 da Executive Digest.

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